domingo, 16 de junho de 2013

Comissão lança Prémio de Jornalismo da UE no domínio da saúde de 2013
Hoje, as portas virtuais são abertas de par em par aos jornalistas de toda a UE que desejem participar no Prémio de Jornalismo da UE no domínio da Saúde. Mediante a apresentação dos seus artigos em linha até 30 de setembro de 2013, os vencedores obterão reconhecimento à escala da UE e prémios pecuniários por excelência em jornalismo no domínio da saúde. O Prémio de Jornalismo, presentemente na sua quinta edição, destina-se a promover e premiar o jornalismo de qualidade que sensibilize o público para a preservação de um bom estado de saúde, os cuidados de saúde e os direitos dos doentes. O prémio está agora aberto à participação de candidatos de 28 países europeus, tendo em conta a adesão da Croácia em 1 de julho.
O Comissário responsável pela Saúde, Tonio Borg, afirmou: «Os jornalistas desempenham um papel fundamental na comunicação de mensagens sobre a saúde aos cidadãos europeus. Os jornalistas estão bem colocados para informar os cidadãos, tanto sobre a preservação de um bom estado de saúde como sobre os direitos dos doentes ou ainda com sobre a melhor forma de 'navegar’ no sistema de saúde. É por essa razão que os jornalistas da UE no domínio da saúde são convidados, pelo quinto ano consecutivo, a destacar-se como vencedores do “Prémio de Jornalismo da UE no domínio da Saúde”».
Temas
As áreas temáticas para o prémio deste ano são a prevenção das doenças, os cuidados de saúde, os sistemas de saúde e os direitos dos doentes. Os tópicos específicos a abordar são os seguintes:
·                   cuidados de saúde transfronteiriços
·                   doenças raras
·                   transplante e dádiva de órgãos
·                   profissionais de saúde
·                   segurança dos doentes e infeções nosocomiais
·                   doenças crónicas: cancro, doenças cardiovasculares e diabetes
·                   vacinação contra a gripe e vacinação infantil
·                   utilização prudente dos antibióticos
·                   envelhecimento e formas de demência
·                   envelhecimento ativo e saudável
·                   produtos farmacêuticos
·                   fatores determinantes da saúde: tabaco, álcool e nutrição & atividade física
Prémios
Serão entregues prémios ao primeiro, segundo e terceiro lugares no valor de 6 500 euros, 4 000 euros e 2 500 euros, respetivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário